YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entrevista com Kate Beaton

Nosso blog está virando internacional!

Kate Beaton é uma cartunista canadense. Seu site, Hark! A Vagrant tem comics bastante engraçados inspirados em figuras históricas, obras literárias e autores, como Jane Austen, Emily Brontë e James Joyce.
Aqui segue a entrevista que fiz a ela (por e-mail!), entre os dias 23 e 27 de Setembro.


Devaneios da Vida Moderna: Quando você publicou seu primeiro comic? Você frequentou algum curso de desenho?

Kate Beaton: Eu publiquei meu primeiro comic na internet em setembro de 2007. No meu último ano de faculdade, eu frequentei um curso de desenho, mas foi só isso. Provavelmente isso colaborou bastante.

DVM: Quando você era criança, já tinha talento para desenhos e até mesmo para comédia, ou isso foi descoberto em outra época da sua vida?

KB: Eu definitivamente comecei quando eu era criança. Eu ganhei um prêmio em um concurso de desenho quando tinha 8 anos, e isso me serviu como incentivo.


DVM: Você é formada em História e Antropologia. Como isso torna seus comics diferentes dos comics de outros autores?

KB: Eu não sei! Esse fato só significa que eu não levo a História tão a sério, mas o mesmo poderia ser dito por qualquer pessoa que também tenha interesse por ela. Eu acho que é mais fácil distinguir as pessoas que têm um verdadeiro interesse por essas coisas e aquelas que apenas fazem um uso divertido dela.

DVM: Aqui no Brasil, nós temos eventos que reúnem cartunistas de diversos países. Você já pensou em divulgar seu trabalho em outros países?

KB: Para ser honesta, nenhum outro país além da Inglaterra se aproximou do meu trabalho e me deu a oportunidade de fazer uma exposição dele. Mas claro que se isso acontecesse, e eu fosse convidada, seria maravilhoso


DVM: Os comics que tratam de certos aspectos da sua vida são uns dos mais engraçados. Esses fatos (e até mesmo aqueles sobre a sua infância) ocorreram de fato?

KB: Os comics sobre a minha vida não são muito exagerados, eles de fato são sobre coisas que me aconteceram. Nos comics em que eu converso com o "meu eu jovem", faço referências a acontecimentos reais, mas um pouco mais incrementados.


DVM: Quais são seus autores e figuras históricas preferidos? Estes são mais fáceis de fazer piadas?

KB: As pessoas poderosas são as mais fáceis de se fazer piadas. Políticos e líderes militares. Eles são personalidades conceituadas, e é divertido diminuir o "tamanho" deles. No entanto, eu não sei qual é a minha figura histórica preferida - isso muda todo dia!


DVM: Você executa outros trabalhos gráficos além dos seus comics. Poderia nos falar sobre isso?

KB: Claro. Eu faço ilustrações para revistas, e adoro quando são impressas. Às vezes também sou convidada para ilustrar posters, e eu também gosto muito disso.


DVM: Estamos acabando nossa entrevista. Uma palavrinha para os seus leitores brasileiros?

KT: Somete um olá! Eu sou um pouco instruída em História do Brasil, mas recentemente eu li sobre Dom Pedro II, figura muito interessante



Nenhum comentário:

Postar um comentário