YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Big Brother is Watching You!"


Não caro leitor, esse post não é relativo a nenhum reality show (!). Assisti Nineteen Eighty-Four (1984), baseado no romance distópico de George Orwell. É um filme meio confuso e de narrativa lenta, mas nada disso o torna menos interessante.

A história se passa no ano de 1984, onde um governo totalitário e coletivista domina maior parte do mundo, agora conhecida como Oceania. Nessa sociedade, não existe o indivíduo, apenas o coletivo; O único ser digno de adoração é o Grande Irmão (ou Big Brother); Em todo lugar mensagens de apoio ao Partido e à guerra entre a Oceania e Eurásia são transmitidas. Toda a sociedade é organizada para a total lavagem cerebral das pessoas.

Winston Smith é um funcionário comum do governo que trabalha adulterando fatos históricos que não estejam de acordo com a ideologia do Partido. Em certo momento, ele conhece Julia, que também é uma funcionária do governo. Os dois então passam a ter um relacionamento, e de acordo com o Partido, relações sexuais não são permitidas. Na verdade, qualquer vínculo amoroso ou familiar não é visto com bons olhos.

Ele começa então a questionar toda a sociedade, a falta de liberdade individual e de pensamento, e até mesmo o poder do Grande Irmão. E então ele é descoberto pelo governo e acusado de cometer "crimes mentais".

O livro foi escrito em 1949 como uma crítica aos governos totalitários e a valorização do coletivismo e detrimento do individualismo. E de como esses valores são capazes de alienar uma sociedade inteira. Continua sendo um tema bem atual, apesar de hoje em dia não termos muitos governos totalitários propriamente ditos. Mas a crítica ao irracionalismo, bem, ainda é atual.

É um bom filme pra ser assistido num dia que você acordou altamente questionador e também com paciência para assisti-lo.

Nos vemos na próxima e, 2+2= 4 ?

Um comentário:

  1. Bom, eu ainda estou lendo o livro. Mesmo nao chegando no final, concordo quando dizem que esse foi o livro mais importante do sec XX

    ResponderExcluir