YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cães, Eletricidade e Tim Burton


Antes de Edward Scissorhands e o fiasco que foi Alice in Wonderland, Tim Burton dirigiu um curta baseado no livro de Mary Shelley, Frankenstein. Com uma visão nada convencional, ele transportou a história para os anos 80, e transformou o criador num garotinho de uns 10 anos e a criatura, bem, num cachorro.

Frankenweenie
, de 1984, está prestes a ganhar uma refilmagem (prevista para 2012), agora em stop motion ( como em The Corpse Bride e The Nightmare Before Christimas), também dirigida por Burton. E tudo indica que haverá novamente a parceria com Johnny Depp e contará com Winona Rider no elenco.

O curta de apenas 25 minutos conta a história de Viktor Frankenstein (interpretado por Barret Oliver, o Bastian de Neverending Story, támbem de 84), um garoto que adora fazer versões caseiras de filmes de terror tendo como protagonista seu cachorro Sparky. Um dia, Sparky é atropelado, e Viktor não se conforma com a morte do bichinho.

Numa aula de biologia, o professor comenta como a eletricidade pode movimentar os músculos, até mesmo de cadáveres. Viktor então começa a pesquisar sobre o assunto para trazer de novo a vida seu cachorrinho. E bem, ele consegue. Mas quando as pessoas da vizinhança descobrem, o Sparky remendado começa a ser perseguido.

O curta conta com Shelley Duvall ( A dentuça Wendy do The Shining) e Sofia Coppola, como a vizinha escandalosa de Viktor. O filme foi produzido pela Disney, e Burton foi demitido após a realização deste, pois o curta foi considerado inadequado para os padrões Disney. Mas isso não impediu que anos depois fosse lançado também pela Disney The Nightmare Before Christimas.

A estética fantasiosa e gótica de Burton também pode ser vista nesse filme. O cenário do cemitério e do mini golfe no final do filme me lembraram um pouco Das Cabinet des Dr. Caligari (1920) e a vizinhança tipicamente suburbana de Viktor se parece com a de Edward Scissorhands.

Pra você que ficou curioso com a história, aqui vai o curta na íntegra (áudio original em inglês, sem legendas).
Enjoy.







Nenhum comentário:

Postar um comentário