YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

sábado, 11 de setembro de 2010

AFI's 100 Years…100 Movies: 99º - Toy Story (1995)

(Originalmente publicado em: http://empadacomtudodentro.blogspot.com/2009/10/afis-100-years100-movies-99-toy-story.html)

Toy Story - Um Mundo de Aventuras (BR)
E.U.A - 1995 - colorido - 81 min.
Direção: John Lasseter.


"-Oi porquinho! Olha eu sou o Picasso!
-Ah, não entendi.
-Seu porco sem cultura!"

Todos os filmes da Pixar que vieram depois de Toy Story são fichinha.
É impressionante que mesmo depois de ter visto esse filme trocentas vezes, eu ainda descubro detalhes novos e rio com as mesmas piadas( na verdade, algumas como essa do Porquinho e o Senhor Cabeça de Batata eu não entendia quando era pequena). Que pessoa com a mente sadia faria um filme sobre o que o brinquedos fazem quando não estamos por perto?

A história é muito simples: um garoto muito fanático por faroeste faz aniversário. E em toda comemoração que o menino ganha presentes ocorre um alvoroço entre os brinquedos dele, pois eles podem ser substituidos por um novo brinquedo mais desenvolvido e legal. O brinquedo favorito dele, o cowboy de pano Woody, realmente faz pouco caso desse rebuliço, e tenta acalmar os outros. Até que ele perde a posição de favorito por causa de um homem espacial megalomaníaco (de brinquedo) que acredita ser uma pessoa de verdade e que, bem, possa até ter a habilidade de voar de verdade. A atenção de todos os outros brinquedos vai diretamente para o homem espacial, Buzz Lightyear, e Woody fica fulo da vida. Então Buzz "some" misteriosamente e todos os brinquedos incriminam Woody de ter "matado" Buzz. O resto é uma aventura emocionante (e pavorosa, com direito a brinquedos um tanto esquisitos e deformados) dos dois tentando voltar pra casa antes que seja tarde demais.

Não sei se o filme recebeu algum prêmio, mas foi indicado pro Oscar e pro Globo de Ouro.
E acho até que foi uma grande inovação no período. Os únicos filmes feitos inteiramente em computador eram apenas curtas-metragens

Realmente mereceu entrar na lista, e é sem dúvida, um dos melhores filmes da Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário