YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

sábado, 30 de outubro de 2010

Halloween Night Fever


O Halloween é a amanhã e você não vai a nenhuma festa a fantasia nem nada do gênero. Bom, se você ficar em casa (como eu), talvez goste de assistir uns filmes sobre o tema, não? Fantasmas bizarros de crinças mortas, bruxas mal encaradas, mortos-vivos balbuciantes, e...

Ah! De novo tudo isso!

Nesse Halloween resolvi fazer umas sessões de cinema um pouco diferentes do habitual. E pra você (que como eu) não curte muito esses filmes sangrentos de terror, ou quer somente inovar sua programação halloweenesca, aqui vai uma pequena lista de "alternativos" para o Halloween:

  • As Bruxas de Salém (The Crucible - 1996)
Apesar do título brasileiro sugerir um filme sobre bruxas maléficas, As Bruxas de Salém é um drama daqueles bastante pertubadores.
O filme foi baseado numa peça teatral, que por sua vez foi baseada em acontecimentos reais ocorridos em 1692 em Massachusetts. A história se trata dos acontecimentos relacionados a histeria causada no vilarejo de Salém por um grupo de meninas encontradas praticando rituais vudus. Tal fato, desencadeia uma série de julgamentos e execuções (terríves, por sinal) de inocentes acusados de praticarem bruxaria. Um filme pertubador, como disse, mas muito interessante.



  • As Brumas de Avalon (The Mists of Avalon - 2001)
A minissérie de 3 horas de duração foi adaptada do livro de Marion Zimmer Bradley, que narra a trajetória das mulheres por trás da lenda do rei Artur, principalmente a de sua irmã Morgana.
A história se passa numa Inglaterra dividida entre o crescente catolicismo e a decadende religião celta de Avalon. Morgana, representa os interesses dessa última e tenta influenciar o irmão a manter o equilíbrio entre as duas religiões. Tudo em vão, aliás.
Uma história essecialmente feminista e mística, mas relativamente atual.
Geek entertainment, of course!


  • As Bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick - 1987)
E já que estamos falando de filmes um tanto feministas, nada como As Bruxas de Eastwick.
Três mulheres entediadas e insatisfeitas com suas vidas fazem um feitiço acidental que atrai o homem ideal para o pequeno vilarejo de Eastwick. E o relacionamento das três ao mesmo tempo com Daryl Van Horne causa certo rebuliço na comunidade local. Mas o que ninguém suspeitava (nem mesmo elas...) era que Daryl é o próprio Diabo.
Uma comédia engraçada, e por incrível que pareça, pouco apelativa!



  • Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice - 1988)
É impossível não falar de Tim Burton no Halloween. Os Fantasmas se Divertem conta a história de um casal que morre num acidente (um tanto esquisito) e ficam presos em sua própria casa.
Quando um casal yuppie e sua filha gótica (que consegue ver os recém-fantasmas) se mudam para a dita casa, o casal de fantasmas tenta "exorcizar os vivos" e pedem ajuda de um outro fantasma trambiqueiro chamado Beetlejuice, que tem uns métodos pouco convencionais (por vezes violentos!) para assustar os vivos e expulsá-los da casa.
O filme deu origem a umas série animada, que foi até transmitida aqui no Brasil. Mas poucos se lembram. O desenho era tão sórdido quanto o filme!

  • O Estranho Mundo de Jack ( Tim Burton's The Nightmare Before Christmas - 1993)
O filme conta a história de Jack, o Rei das Abóboras. Certo dia, ele descobre o reino do Natal, e fica maravilhado com as cores e a vivacidade do lugar. Ele resolve então raptar o pobre Papai Noel e criar um Natal a sua maneira.
Tão bacana quanto o filme posterior de Burton em stop-motion, A Noiva Cadáver.


  • The Rocky Horror Picture Show (1975)
Obviamente não podia ficar de fora!
Já comentei sobre ele uma vez aqui no blog, e o musical nada convencional se trata de um casal que se perde numa estrada deserta e acaba parando num castelo de um cientista travesti que quer usá-los para seus experimentos, hum, sexuais.
Extremamente kitsh, The Rocky Horror Picture Show continua sendo engraçado apesar dos seus 35 anos de idade.




Bom, meus caros leitores, por hoje é só.

Feliz Halloween (ou o que quer que isso signifique!)

Um comentário: