YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

domingo, 17 de outubro de 2010

Tornando-se Jane


Jane Austen era uma espécie de dissidente. Mesmo vivendo em uma sociedade hermética e machista, ela agia e pensava de forma independente e isso era considerado muito inadequado para moças decentes.

O filme Becoming Jane (aqui no Brasil estranhamente traduzido como "Amor e Inocência") retrata a juventude da autora e as circunstâncias que envolveram e inspiraram o processo criativo de Orgulho e Preconceito, sua obra mais conhecida.

Jane (Anne Hathaway) era filha de um pastor anglicano e vivia uma vida relativamente confortável com mais 3 irmãos. Bem, ter 4 filhos naquela época implicava em ter uma vida sem muito luxo, e sua mãe (como uma pequena lembrança de Mrs. Bennet...) insiste que suas filhas se casem com homens mais ricos, pois tudo o que os pais conseguiram juntar ia somente para os filhos. Apesar de tudo isso, Jane se convenceu que só se casaria por amor. Senão, permaneceria solteira pelo resto da vida.

Nesse ínterim, chega à vizinhança de Jane um estudante de Direito irlandês chamado Thomas Lefroy (o bonitinho James McAvoy). A princípio o rapaz parece ser um tanto pretensioso e arrogante, e Jane logo passa a nutrir certa antipatia por ele. Mas como a sua estadia no vilarejo acaba se extendendo, os dois passam a se entender melhor e acabam se apaixonando.

Porém, Tom vive com uma mesada que seu tio lhe dá. E essa mesma mesada serve para sustestar toda sua família na Irlanda. Tal fato, torna inviável que Jane se case com ele, pois eles viveriam sempre na miséria. E o final da história de Jane é bem difrente dos finais de suas protagonistas.


O filme não é necessariamente uma biografia de Jane Austen. Os roteiristas recriaram sua vida com certas coincidências que estariam em seus romances. Lady Gresham (Maggie Smith) seria sua inspiração para Lady Catherine de Bourgh; Lucy Lefroy (Jessica Ashworth), as três inconvenientes irmãs Bennets mais novas; Mr. Austen ( James Cromwell) é claramente Mr. Bennet e sua mãe (Julie Walters), como já disse, é a Mrs. Bennet. Outros fatos como o jogo de cricket (esporte preferido de Catherine Morland, de A Abadia de Northanger), o pug de Eliza de Feuillide, que está sempre do lado de sua dona ( como Mrs. Bertram de Mansfield Park) e é claro, Tom Lefroy, que pode ter sido sua inspiração para o (maravilhoso) Mr. Darcy.

O único senão talvez tenha sido colocar uma atriz americana (Hathaway) para interpretar uma das mais amadas autoras inglesas. Fora isso, boas atuações, figurinos bem feitos e uma ótima recriação de época.

Becoming Jane é um filme que agrada todos os amantes da obra de Jane Austen e até mesmo aqueles que querem conhecê-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário