YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

sábado, 2 de outubro de 2010

Welcome to the Dollhouse



Dawn Wiener (Heather Matarazzo) é uma garotinha de 11 anos feia e sem talento. E isso é motivo de sobra para ser perseguida na escola pelos colegas e pelos professores. Nem mesmo em casa ela é vista com bons olhos pelos pais e pelos irmãos.

O filme de humor negro Welcome to The Dollhouse (Bem-Vindo a Casa de Bonecas), de 1995 do diretor Todd Solondz ( do Life During Wartime, que teve estréia recente no Festival do Rio de 2010), conta a história da solitária Dawn, que não tem amigos e é totalmente incompreedida.

A história começa com o dia-a-dia de Dawn na escola. Ela é xingada de lésbica, tem seu armário pichado com diversas ofensas e acaba sempre sendo injustiçada, até mesmo por seus professores. Em casa, sua situação não é muito diferente. Os pais só tem olhos para a irmã mais nova e para seu irmão geek.

Dawn se torna uma pessoa agressiva dentro de casa, tratando mal sua família e utilizando o mesmo vocabulário com que é tratada na escola. Certo dia, quando o irmão está ensaiando com sua banda, ela conhece Steve, o vocalista bonitão e bem mais velho que ela. E acaba se apaixonando.

Nesse meio tempo as ofensas a Dawn vão se tornando mais sérias, com ameaças de estupro por parte do bad boy Brandon. E o mais surpreendente é que ela aceita isso e até mesmo demonstra certo interesse em ser estuprada (!). Ao se aproximar de Brandon, eles começam um tipo de amizade (bem agressiva na verdade...) e ele parece se apaixonar por Dawn.

Assim, ela vai se tornando cada vez mais parecida com seus agressores. E suas atitudes acabam por transformá-la em meio culpada pelo seqüestro de sua irmã. E tentando se redimir, ela sai a procura da menina, imaginado como seria ser reconhecida e amada por todos.

O filme teve uma espécie de continuação em Palindromes (ainda inédito no Brasil), onde o futuro deprimente de Dawn é ligeiramente retratado. E o tema da solidão e da exclusão é novamente abordado.

Apesar de tudo, ainda é possível rir de certas situações. Dawn é realmente absurda e ingênua demais e suas relações com as pessoas são extremamente exageradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário