YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

domingo, 10 de outubro de 2010

Anacronismo e traição (?)


Anacronismo não tem meio termo. Ame-o ou odeie-o. Tal técnica, muito usada por diretores de cinema e de teatro na atualidade, não nos deixa sem uma opinião formada. Foi assim com Brazil (1985), Moulin Rouge! (2001), Lemony's Snicket's A Series of Unfortunate Events (2004) e a microssérie Capitu (2008)

Na época de exibição desta, muitos torceram o nariz para essa adaptação do romance de Machado de Assis que punha elementos do século XXI (celulares, fones de ouvido, Beirut, Black Sabbath...) em pleno século XIX. Apesar disso, a essência da história não foi eliminada. Na verdade, foi até renovada.

Na época, não consegui assistir os dois últimos capítulos, e só consegui fazê-lo agora (!)

Sou meio suspeita para falar deDom Casmurro, pois já li esse livro umas 4 vezes. Sim, você pode achar a narrativa lenta e a linguagem extremamente cansativa, mas a história em si, é muito interessante. E eu pessoalmente ainda não tenho uma opinião concreta sobre a traição ou não de Capitu.

Bentinho, desde que se entende por gente, é apaixonado pela vizinha Capitu. No dia em que o agregado José Dias relembra a mãe de Bentinho a promessa que ela fez de metê-lo no seminário, o garoto fica angustiado e tenta armar um plano com Capitu para que a mãe não realizasse tal promessa. A idéia era convencer o próprio José Dias a persuadir a mãe a mandá-lo estudar Direito em São Paulo. Na verdade, Bentinho estava aceitando qualquer carreira. Tudo o que pudesse livrá-lo da vida de padre.

Apesar dos esforços do agregado, ele é enviado ao seminário, onde conhece Escobar, um menino que como ele não tinha vocação para padre. Os dois acabam se tornando grandes amigos, e Bentinho admira demais Escobar.

Depois de um ano no seminário, ele finalmente sai, e vai estudar Direito. Quando volta, se casa com Capitu. A vida de casado parece perfeita, e o casal se tornou mais próximo de Escobar e de sua esposa Sancha.

Um dia, quando sai para nadar, Escobar morre afogado. E no enterro, Bentinho parece perceber que os "olhos de ressaca" de Capitu se fixaram apaixonadamente no cadáver, "como se quisesse tragar também o nadador da manhã. ".

Depois desse incidente, ele começa a desconfiar de que a esposa e Escobar eram amantes, e que seu filho Ezequiel, era filho do outro. Ele fica tão alucinado que pensa em se matar e matar o menino. O casal tem uma separação esquisita, e Capitu vai morar na Europa com o filho. Bentinho termina sozinho. E sem nenhum remorso.

Como a história é toda narrada pela visão extremamente parcial de Bentinho, fica difícil saber se a traição ocorreu de fato. Na última vez que li o livro, eu entendi que era tudo invenção dele. Assistindo a série, realmente acreditei que Capitu o traiu.

O jeito é você tirar suas próprias conclusões! Se não tiver paciência para ler o livro, assista a série. Isso é claro, se você não ficar incomodado como certos anacronismos (que na verdade, achei-os muito interessantes e poéticos!)

O resto, em Joy Division:
"Then love, love will tear us apart, again.
Love, love will tear us apart, again
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário