YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Across the Universe


Não sou uma fã fervorosa de musicais. A verdade é que eu não tenho muita paciência para assisti-los, mas apesar disso The Wizard of Oz e The Sound of Music figuram entre os meus filmes favoritos.

Across the Universe (2007) também é uma exceção. Gostei bastante desse filme, apesar da narrativa ser bem lenta.

Jude (Jim Sturgess) é um garoto inglês de Liverpool que foi criado pela mãe e nunca conheceu o pai, que era americano. Ele parte então rumo aos Estados Unidos para descobrir a identidade de seu pai e, durante sua permanência no país, torna-se amigo de Max Carrigan (Joe Anderson).

Max tem uma irmã, chamada Lucy (Evan Rachel Wood), e não é difícil de imaginar que Jude e Lucy irão se apaixonar.


O filme peca um pouco ao dar muito mais ênfase no romance dos protagonistas (que na verdade não apresenta nada de novo), e todos os movimentos de contra-cultura do período funcionam apenas como um cenário para esse mesmo romance. O que é uma pena. Obviamente o objetivo de Across the Universe não era ser um documentário sobre esses movimentos, mas acho que muita coisa ali podia ser explorada.

Certos personagens são meio que descartáveis a narrativa, como Prudence (T.V. Carpio), cujo único objetivo no filme era representar a Revolução Sexual. Outros, como Sadie (Dana Fuchs) e Jojo (Martin Luther McCoy), são uma óbvia de homenagem a dois grandes ícones dos anos 60: Janis Joplin e Jimi Hendrix. Também há sequências, como "Dear Prudence" e "Being For The Benefit of Mr. Kite", que diminuem o ritmo da narrativa e não acrescentam muita coisa a história.

As atuações e as novas versões de músicas clássicas dos Beatles são interessantes. Destaque para a sequência "I Am the Walrus", onde Bono Vox interpreta um guru do LSD que comanda um ônibus alucinado, e "Strawberry Field Forever", onde cenas da Guerra do Vietnã são intercaladas com Jude "explodindo" morangos.

Um filme bastante colorido, psicodélico e água com açúcar ( com direito até a um final feliz improvável). Interessante de assistir, e de ouvir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário