Nosso blog está virando internacional!
Kate Beaton é uma cartunista canadense. Seu site,
Hark! A Vagrant tem comics bastante engraçados inspirados em figuras históricas, obras literárias e autores, como Jane Austen, Emily Brontë e James Joyce.
Aqui segue a entrevista que fiz a ela (por e-mail!), entre os dias 23 e 27 de Setembro.
Devaneios da Vida Moderna: Quando você publicou seu primeiro comic? Você frequentou algum curso de desenho?Kate Beaton: Eu publiquei meu primeiro comic na internet em setembro de 2007. No meu último ano de faculdade, eu frequentei um curso de desenho, mas foi só isso. Provavelmente isso colaborou bastante.DVM: Quando você era criança, já tinha talento para desenhos e até mesmo para comédia, ou isso foi descoberto em outra época da sua vida?
KB: Eu definitivamente comecei quando eu era criança. Eu ganhei um prêmio em um concurso de desenho quando tinha 8 anos, e isso me serviu como incentivo.
DVM: Você é formada em História e Antropologia. Como isso torna seus comics diferentes dos comics de outros autores?
KB: Eu não sei! Esse fato só significa que eu não levo a História tão a sério, mas o mesmo poderia ser dito por qualquer pessoa que também tenha interesse por ela. Eu acho que é mais fácil distinguir as pessoas que têm um verdadeiro interesse por essas coisas e aquelas que apenas fazem um uso divertido dela.


DVM: Aqui no Brasil, nós temos eventos que reúnem cartunistas de diversos países. Você já pensou em divulgar seu trabalho em outros países?
KB: Para ser honesta, nenhum outro país além da Inglaterra se aproximou do meu trabalho e me deu a oportunidade de fazer uma exposição dele. Mas claro que se isso acontecesse, e eu fosse convidada, seria maravilhoso
DVM: Os comics que tratam de certos aspectos da sua vida são uns dos mais engraçados. Esses fatos (e até mesmo aqueles sobre a sua infância) ocorreram de fato?
KB: Os comics sobre a minha vida não são muito exagerados, eles de fato são sobre coisas que me aconteceram. Nos comics em que eu converso com o "meu eu jovem", faço referências a acontecimentos reais, mas um pouco mais incrementados.

DVM: Quais são seus autores e figuras históricas preferidos? Estes são mais fáceis de fazer piadas?
KB: As pessoas poderosas são as mais fáceis de se fazer piadas. Políticos e líderes militares. Eles são personalidades conceituadas, e é divertido diminuir o "tamanho" deles. No entanto, eu não sei qual é a minha figura histórica preferida - isso muda todo dia!
DVM: Você executa outros trabalhos gráficos além dos seus comics. Poderia nos falar sobre isso?
KB: Claro. Eu faço ilustrações para revistas, e adoro quando são impressas. Às vezes também sou convidada para ilustrar posters, e eu também gosto muito disso.
DVM: Estamos acabando nossa entrevista. Uma palavrinha para os seus leitores brasileiros?
KT: Somete um olá! Eu sou um pouco instruída em História do Brasil, mas recentemente eu li sobre Dom Pedro II, figura muito interessante
