YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

sábado, 20 de novembro de 2010

O crime dos sonhos



Christopher Nolan mostrou que existe vida pós Heath Ledger, quero dizer, pós The Dark Knight. A Origem (Inception no original. Mas acredito que a tradução literal, "Inserção", iria levar um monte de gente a acreditar que se tratava de um filme pornô.) mostra que ele pode ir além de Batman e outros thrillers quase noir.

A história se trata de ladrões que tem um jeito peculiar de agir. Eles simplesmente entram nos sonhos de gente importante e roubam senhas e coisas do gênero. Sim, sim, eles roubam dos subconsiente. Ficção, claro, mas muito inteligente.

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio, mais inchado do que nunca) é um dos principais desenvolvedores desse projeto de invasão subconsciente. Mas obviamente não é um processo simples. Ele conta com a ajuda de Arthur (Joseph Gordon-Levitt), que lida com armas e bombas, coisas sempre esseciais a qualquer tipo de roubos (!).

Depois de tentarem um roubo frustrado na mente de Saito (Ken Watanabe), são contratados por ele para realizar algo um tanto diferente: ao invés de realizar a "extração" de idéias, eles deveriam inserir uma idéia (sobre a divisão das empresas) na mente de um jovem herdeiro industrial, maior concorrente de Saito.

O plano a princípio parece impossível. Mas eles conseguem ajuda de Ariadne, a arquiteta (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que é capaz de assumir a forma de qualquer pessoa nos sonhos.

Os projetos e os preparativos indicam que tudo irá correr bem, mas ao entrar na mente do empresário Robert Fisher (Cillian Murphy), logo após a morte de seu pai. Mas alguns problemas sérios ocorrem. Principalmente com a personificação do subconsciente pertubado de Cobb, Mal (Marion Cotillard).



A princípio, você pode ficar meio confuso com o filme: os diálogos são rápidos e as explicações, excessivas e confusas. Mas depois dos "choque" inicial, o filme se torna extremamente interessante.

Por ser confuso e lidar com um tema bastante metafísico, o filme chegou a ser comparado com Matrix (1999). Para ser franca, não achei muitas semelhanças entre eles. Inception não tem a crítica social e política de Matrix. Mas aborda muito mais questões psicológicas que o segundo.

Os cenários e sequências, que deixariam Dalí e Buñuel satisfeitos, são bastante impressionantes. Destaque para a sequência de Paris, para Joseph Gordon-Levitt na gravidade zero e para o ultra-profundo-pertubado subconsciente de Cobb.

Com um aberto que vai deixar muita gente pensando no que aconteceu de verdade, Inception é um filme excelente, talvez um dos melhores do ano, e um forte candidato para o Oscar 2011.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EMA 2010



Well, well, well, Ontem a noite aconteceu o EMA, Europe Music Awards, em Madrid e com a apresentação de Eva Longoria.

 A abertura da premiação ficou por conta da colombiana Shakira, que cantou seu novo hit "Loca" - o qual eu acho que deveria ter sido cantado em espanhol, uma vez que ela estava na capital espanhola - e "Waka Waka", tema oficial da Copa do Mundo, em homenagem a seleção da Espanha.


O restante da noite se dividiu entre as piadinhas clichês e sem graça da apresentadora (que geralmente a plateia força uma risada por pena!), as apresentações musicais  como as de Kate Perry, Miley Cirus e sua total falta de postura no palco, Kid Rock, Rihanna, Linkin Park, dentre outros. Além é claro, do mais importante, as premiações.

E falando nisso, não muito diferente do VMA, concordei com grande parte  dos vencedores, como: Lady Gaga (Artista Feminina do ano), 30 Seconds to Mars (Artista Rock), "Bad Romance"(Canção do Ano) e Shakira (Free your Mind). Mas como sempre... os questionáveis: Justin Bieber por Melhor Artista Masculino - não preciso nem comentar - Kate Perry por Videoclipe do ano com "California Gurls" . Primeriro que esse clipe foi lançado a poucos meses, ou seja, só se fosse Videoclipe do Meio Ano, e ainda assim... E segundo que como que um clipe tão óbvio e sem graça ganhou do "Love the way you lie" do Eminem, que teve até efeitos pirotécnicos???!!

Ah! Já ia me esquecendo, por que raios o Enrique Iglesias foi indicado como Artista Masculino???  Será por que foi na Espanha e ele é espanhol?? Tô sem entender até agora...

Confira a baixo a lista dos prêmios e premiados e veja o que foi justo ou não:

 Melhor alternativo
Gorillaz
Gossip
Paramore
Vampire Weekend
Arcade Fire
                                                                                                      
Melhor hip hop
T.I.                                                                                  
Kanye West
Eminem
Lil Wayne
Snoop Dogg                                                             

Melhor música
Usher - "OMG"
Katy Perry feat. Snoop Dogg - "California Gurls"          
Eminem feat. Rihanna - "Love the Way You Lie"
Rihanna - "Rude Boy"
Lady Gaga - "Bad Romance"

Melhor cantora
Lady Gaga
Katy Perry
Miley Cyrus
Shakira
Rihanna

Melhor artista europeu
Afromental
Dima Bilan
Enrique Iglesias
Inna
Marco Mengoni

Melhor clipe
30 Seconds to Mars - "Kings and Queens"
Katy Perry - "California Gurls"
Lady Gaga feat. Beyoncé - "Telephone"
Plan B - "Prayin'"
Eminem feat Rihanna - "Love the Way You Lie"

Melhor performance mundial de palco
Green Day
Muse
30 Seconds to Mars
Katy Perry
Gorrilaz
Tokio Hotel

Melhor grupo de rock
Kings Of Leon
Linkin Park
30 Seconds to Mars
Muse
Ozzy Osbourne

 


OBS.: Mais uma vez: Miley Cyrus, postura querida, postura! Não se deve ficar curvada no palco o tempo todo, a menos que se esteja interpretanto o corcunda de Notre Dame!